O Instituto surgiu para contribuir com os hospitais Shriners do mundo inteiro. Tem como principal objetivo viabilizar a construção, manutenção e operação dos hospitais. É uma entidade que conta com projetos para angariar recursos que serão destinados aos hospitais Shriners.

 

Hoje, o Instituto utiliza o projeto Green World for Children como mecanismo de oferecer a qualquer pessoa, física ou jurídica, a possibilidade de doar para os hospitais Shriners ajudando a preservação e recuperação do meio ambiente além de contribuir com as populações locais através do mecanismo de adoção de árvores. 

 

O objetivo neste primeiro momento é construir o Hospital Shriners para crianças em Cuiabá, Mato Grosso, o primeiro da América do Sul. A seguir o projeto do hospital:

O Shriners Hospital for Children de Cuiabá terá uma localização geográfica privilegiada para atender toda a América do Sul,  vez que o Centro Geodésico da América do Sul está localizado em Cuiabá - Mato Grosso.

Benefícios do Instituto
Os benefícios almejados com o Instituto são:

- Fortalecimento dos Shriners Hospital for Children;

- Ajudar as crianças atendendo o maior propósito dos Shriners que é a fraternidade;

- Contribuir para a preservação e recuperação do meio ambiente;

- Contribuir com as populações locais (silvícolas, nativos e outros) através do sistema de PSA (Pagamento por Serviços Ambientais);

- O GWC beneficiará ainda, todos os Clubes Shriners, lojas maçônicas e entidades que se engajarem e participarem do projeto.